“SOU ANTI!”

NÃO ME PERGUNTE, PORQUE AMO OS ANIMAIS? SE FINGIR NÃO SABER OS MOTIVOS, ME PERGUNTE PORQUE ODEIO OS HUMANOS! - SOU ANTI, SOU UM SER RACIONAL PENSANTE E LIVRE, POR ISSO SOU ANTI, SOU ANTI SISTEMA DOMINANTE, SOU ANTI ESTADO E SUAS LEIS SOU ANTI INSTITUIÇÕES OFICIAIS, SOU ANTI PATRIOTISMO E NACIONALISMO, POIS SÓ SERVEM PARA EXALTAR UMA PSEUDA PÁTRIA SUA, SOU ANTI POLÍTICA PARTIDÁRIA E O CÂNCER QUE ESSA REPRESENTA, SOU ANTI O VOTO POLÍTICO PARTIDÁRIO E A FARSA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA QUE ELE “VENDE” SOU ANTI A FARSA QUE É A TAL DA DEMOCRACIA ENQUANTO REGIME, PELAS FALÁCIAS QUE “VENDE” E POR REPRESENTAR UM GOVERNO. SOU ANTI CRENÇAS DE FÉ RELIGIOSAS SEU DEUS ASSIM COMO AS MÍSTICAS, SOU ANTI CONCEITOS FALSOS DE VALORES, SOU ANTI SOCIEDADE E SUAS AMARRAS OU “CABRESTOS” MORAL, QUASE SEMPRE FALSO MORALISTA, SOU ANTI POLÍCIA E TUDO QUE ESSA REPRESENTA, OPRESSÃO, COVARDIA, DISCRIMINAÇÃO, PERSEGUIÇÃO ETC, SOU TOTALMENTE ANTI MODISMOS. SOU ANTI! POIS SOU UM SER RACIONAL MAS PENSANTE!!! - A FARSA DA VIDA - "FARSA, A VIDA É UMA GRANDE FARSA, MAS QUEM DISSE QUE NÃO É, COMO NEGAR!, SIMPLES SENDO MAIS UM FARSANTE."

quarta-feira, 16 de maio de 2012

TRECHOS DE UMA ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PRIMEIRO MINISTRO CHINÊS EM RECENTE VISITA AO BRASIL, E QUE FOI "P R O I B I D O" DE SER DIVULGADA PELA IMPRENSA BRASILEIRA PELO GOVERNO BRASILEIRO.


ESSE É O PAÍS QUE DIZ RESPEITAR DIREITOS, MÁS QUE NA VERDADE VIOLA DESRESPEITA IGNORA ULTRAJA E USURPA ATÉ OS DIREITOS FUNDAMENTAIS OU UNIVERSAL DO SER HUMANO, COMO POR EXEMPLO, "A LIBERDADE DE OPINIÃO EXPRESSÃO E OPÇÃO!" E VEJA QUE ESSE É SÓ UM EXEMPLO MINIMO DO QUE ACONTECE NO BRASIL, AINDA MAIS QUANDO ENVOLVE DIREITOS, OU DIREITOS IGUAIS PARA TODOS, SE ISSO NÃO É UM ESTADO AUTORITÁRIO, ARBITRÁRIO E FASCISTA, ENTÃO DIGAM O QUE SIGNIFICA UM ESTADO AUTORITÁRIO, ARBITRÁRIO E FASCISTA! NO ENTANTO A GRANDE MÍDIA OU A IMPRENSA SE CALOU E SE CALA, NEM NA VENEZUELA DO "DITADORZINHO DE PLANTÃO" HUGO CHAVEZ, IMPONDO UMA REPRESSÃO COVARDE E CRIMINOSA, A IMPRENSA CRÍTICA  DE LÁ SE CALA, ESSES DITADORES COMO CHAVEZ, FIDEL,  E OUTROS MAIS TODOS AMIGO DO PEITO DO "PATO-ROUCO" HONORIS CAUSA LULA DA SILVA. É QUE AQUI A MÍDIA ESPECIALMENTE A "GRANDE IMPRENSA" NÃO PASSA DE UM "GRILO-FALANTE" OU FANTOCHE "VENTRILOQUO" DO SISTEMA DOMINANTE. OBS;Com a publicação desta entrevista que na verdade é uma reprodução do que foi postado por um internauta na pagina do JusBrasil, eu não estou defendendo a China, seu regime autoritário nem o Primeiro Ministro chinês, nem tenho desejo algum de fazer isso muito pelo contrário, só estou me atendo ao autoritarismo do "governo" brasileiro ao violar direitos independente de quem quer que seja, mesmo do primeiro Ministro Chinês, eu sou e vou continuar sendo ideologicamente anarquista e por isso defendo direitos iguais para todos, e não imposto ou concedido por um sistema qualquer que seja ele más pelo livre arbítrio que nasce junto com todos os seres vivos especialmente os providos de consciência e racionalidade o que não quer dizer que essa virtude seja exclusiva dos seres humanos, muito pelo contrário.
10 soluções para melhorar o Brasil (que funcionaram na China)

O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e supreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.

Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os paises emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.

O que o ministro aponta como principal ponto para um país como o Brasil desponte a crescer fortemente???

Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequèncias, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:

1) PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:
Fundamento: Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade, criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo, citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.

2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:
Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.

3) QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:
Fundamento: Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los, com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.

4) REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:
Fundamento: A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral, bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos, a carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.

5) REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:
Fundamento: Os Brasil tem os políticos mais caros do mundo, isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democrácia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um "rei" como se vêem atualmente, a constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país, na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.

6) DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:
Fundamento: O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação, segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno, para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negocição que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.
7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.

8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:
Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc, portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é invevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.

9) INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:
Fundamento: Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia, isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenheiria de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que encontram-se mais de 20 anos a frente do Brasil, isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.

10) MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS (o mundo está envelhecendo...):
Fundamento: O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, isso é erro fatal para toda a sociedade, afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, estão envelhecendo e precisam mais do que nunca de mão de obra renovada, além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.

Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joemir Beting da Rede Bandeirantes, segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação, também, segundo o assessor que permitiu o "vazamento" do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois paises, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para os governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira, portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ESSA É A "JUSTIÇA" BRASILEIRA!


A "JUSTIÇA" TUPINIQUIM, É A ÚNICA NO MUNDO QUE, É CEGA QUANDO PRECISA ENXERGAR A VERDADE, É MUDA QUANDO PRECISA DIZER A VERDADE E É SURDA QUANDO PRECISA OUVIR A VERDADE! MÁS TAMBÉM CADA POVO TEM O QUE MERECE INCLUSIVE A JUSTIÇA QUE MERECE, OU ALGUÉM É TÃO IDIOTA ALIENADO E BOVINIZADO A PONTO DE ACHAR QUE O BRASILEIRO MERECE SER TRATADO COM JUSTIÇA!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

"O QUE É, E O QUE SIGNIFICA JUSTIÇA?"


JUSTIÇA É UM CONCEITO TÃO RELATIVO QUANTO SUBJETIVO, POR QUÊ! COMO SE PODE CHAMAR OU DEFINIR COMO JUSTIÇA OU JUSTO, ALGO QUE, SE PODE PARECER JUSTO PARA UM OU UNS, PODE NÃO SER PARA OUTRO OU OUTROS, JÁ QUE TUDO DEPENDE NÃO SÓ DO ATO EM SE QUE ATINGIU A VÍTIMA DE UMA "INJUSTIÇA" OU CRIME ETC, COMO TAMBÉM DA FORMA COMO CADA SOCIEDADE OU CULTURA ENCARA, VER, ENTENDE E CONCEITUA ESTE ATO EM SE, PARA UM "INJUSTIÇADO" A TAL JUSTIÇA OU O QUE É JUSTO, PODE VARIAR DA MAIS SIMPLES DAS PUNIÇÕES AO INFRATOR OU "CRIMINOSO" OU ATÉ MESMO NENHUMA, E MESMO ASSIM NÃO LHE DEIXARÁ COM SENSO DE INJUSTIÇADO, PODENDO CHEGAR ATÉ AQUILO QUE PELO MENOS EM TESE, CHEGA O MAIS PERTO POSSÍVEL DO QUE EM TESE, PODERIA SER CONSIDERADO JUSTO OU SE TER FEITO JUSTIÇA, QUE SERIA O HISTORICAMENTE CONHECIDO "OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE!" E VEJA QUE AQUI NEM CHEGAMOS A ABORDAR OS FATOS DE QUE A TAL JUSTIÇA, SE FUNDAMENTA EM LEIS FEITAS E APLICADAS POR UM SER TÃO FALHO OU CHEIO DE FRAQUEZAS E MEDIOCRIDADES COMO É O SER HUMANO, ALEM DESTAS MESMAS LEIS SEREM INVARIAVELMENTE PASSÍVEIS DE INTERPRETAÇÃO POR AQUELES QUE FICAM RESPONSÁVEIS PELA SUA APLICAÇÃO. AGORA ACREDITA E CONFIA NESSA ABERRAÇÃO MORAL CHAMADA JUSTIÇA, QUE PODE SER LEGAL, MAS É IMORAL.

BRASIL, UM ESTADO FASCISTA, TRAVESTIDO DE "ESTADO DE DIREITO"


EM ESTADOS ARBITRÁRIOS, AUTORITÁRIOS E FASCISTAS, COMO O ESTADO BRASILEIRO, AINDA MAIS COM INSTITUIÇÕES OFICIAIS FALIDAS, INEFICIENTES, INCOMPETENTES, E COM SERVIDORES IDEM, VIOLAM, DESRESPEITAM, IGNORAM, ULTRAJAM, E USURPAM OS DIREITOS DOS INDIVÍDUOS PERTENCENTES AS "CASTAS" DOMINADAS E SUAS RALÉS, LEIAM-SE, POBRES, NEGROS POBRES, MINORIAS DESAMPARADAS, "DESAPADRINHADOS" E "DESERDADOS" OU EXCLUÍDOS PELO ESTADO QUE AINDA LHES PERSEGUEM, DIFICULTANDO OU IMPEDINDO QUE ESTE REIVINDIQUE SEUS DIREITOS OU SE DEFENDAM DAS ATROCIDADES COMETIDAS PELO PRÓPRIO ESTADO BRASILEIRO CONTRA ESTAS SUAS VÍTIMAS, OU SEJA, OS CIDADÃOS POBRES E SEM "PADRINHOS PODEROSOS" PARA FAZER VALER SEUS DIREITOS OU DEFENDE-LOS DO ESTADO FASCISTA.


"BRASILEIRO" SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO, LADRÃO E TRAFICANTE DE PAU-BRASIL! E SÃO OS "PORTUGAS" OS BURROS, HA! HA! HA!


O BRASILEIRO ALEM DE SER UM POVO EM SUA MAIORIA ESMAGADORA, MAU CARÁTER E INFERIOR MORAL, ÉTICA, CULTURAL, RACIONAL E PORQUE NÃO DIZER TAMBÉM ÉTNICA-GENETICAMENTE, É TAMBÉM OTÁRIO E IMBECIL, APESAR DE SE ACHAR "ESPERTO" "MALANDRO" ENFIM "O CARA!", MAS A MAIS DE QUINHENTOS ANOS VIVE NUM "CURRAL" DOMINADO, CONTROLADO E MANIPULADO POR "MEIA DUZIA" DE "RIQUINHOS" QUE INVARIAVELMENTE ENRIQUECERAM DAQUELE JEITO QUE TODOS SABEM COMO É QUE SE FICA RICO E MILIONÁRIO NO BRASIL, E COMO O PODER ESTÁ COM QUEM TEM DINHEIRO, AINDA MAIS NUM "ESGOTO" MORAL E ETICAMENTE COMO O BRASIL, NÃO QUE ESTES RICOS SEJAM INTELIGENTES OU TALENTOSOS, MUITO PELO CONTRÁRIO, O BRASIL É UM DOS POUCOS SE NÃO O ÚNICO PAÍS NO MUNDO ONDE A RIQUEZA E O DINHEIRO DOS RICOS E MILIONÁRIOS, SÃO PROPORCIONALMENTE INVERSOS A QUANTIDADE DE NEURÔNIOS DESTES, E MESMO COM "TODO ESSE QI" DE UMA "AMEBA RETARDADA" ESTES "RIQUINHOS" FORMAM UMA "CASTA" DOMINANTE DE "ELITES" PRIVILÉGIADAS QUE DOMINAM UM "CURRAL" TÃO GRANDE QUANTO COMPOSTO DE MAUS CARÁTER COMO É O CASO DO BRASIL E DE SEU "POVINHO" OS  BRASILEIROS, QUE ALEM DE SE ACHAREM "ESPERTOS", E "MALANDROS" QUE GOSTAM DE LEVAR VANTAGENS EM TUDO E PASMEM! VANGLORIAM-SE DE SER BRASILEIRO, COITADOS! A MAIORIA DESTES "ESPERTOS" E "MALANDROS", SEQUER SABE O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO DA PALAVRA "BRASILEIRO" OU SEJA, "LADRÃO E TRAFICANTE DE PAU-BRASIL", COMO BEM NÓS DEFINIRAM OS PORTUGUESES NA ÉPOCA DO BRASIL COLÔNIA. ETA "POVINHO" BURRO E INFERIOR!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FILOSOFIA CONTRA A RELIGIÃO - MICHEL ONFRAY(FILÓSOFO FRANCÊS)


Publicado em 21/07/2009
Reportagem Carol Bensimon - Edição: Amanda Zacarkim


O filósofo defende os prazeres e questiona aspectos como a monogamia e a existência de Deus
Foto: Reprodução
Sobram razões para Michel Onfray ser um dos filósofos mais polêmicos - e mais lidos - da França: ele é contra a religião e a ideia de Deus, as instituições de ensino e a formatação de alunos para que sirvam ao mercado de trabalho, o casamento, a monogamia, a procriação. Onfray não teme enfrentar mecanismos sociais já há muito tempo estabelecidos, propondo em sua obra "novas possibilidades de existência". Apoiando-se nos princípios da razão e do hedonismo, ele acredita que devemos buscar constantemente o prazer, a liberdade e a independência, desde que, para isso, não façamos mal ao outro. A busca por essa trajetória individual, na medida de nossos desejos, é a base de toda sua extensa obra: o filósofo francês já publicou mais de 40 livros e fundou, em 2002, a Universidade Popular de Caen, uma universidade gratuita, sem inscrições prévias, sem diplomas, aberta a qualquer interessado. Confira a entrevista com o filósofo.

Uma de suas obras mais importantes e polêmicas é o Tratado de Ateologia, na qual o senhor defende a substituição da religião pela filosofia. Mas, para tirar a religião da vida, é preciso necessariamente substituí-la por algo?
Na verdade, é preciso substituir o placebo, a religião, pelo medicamento, a filosofia. Em outras palavras, trocar as fábulas, as histórias infantis, os mitos, o pensamento mágico, pela sabedoria, pelas Luzes, pela inteligência, pela razão. Se antes ensinava-se como verdade uma Virgem que tem filhos, um Deus que abre o mar para deixar seu povo passar, mortos que ressuscitam, peixes multiplicados ao infinito, água que se transforma em vinho em um passe de mágica, hoje é preciso ensinar a reflexão, a análise, a obrigação de ser coerente, o pensamento racional, sensato e reflexivo. Em resumo: substituir Bento XVI por Voltaire.

Mas qualquer um pode esquecer Deus? Mesmo aqueles que talvez não tenham conhecimento o suficiente para ver o mundo de outra maneira?
Se deixarmos uma criança longe de influências, jamais ela inventará essas bobagens, que são um puro produto da educação. É preciso somente substituir um mundo por outro, uma pedagogia por outra, um saber e seus conteúdos por outros saberes e outros conteúdos.

O senhor acredita que todo pensamento filosófico nasce de um eu, da experiência de um sujeito, e que muitos filósofos erraram ao construírem discursos supostamente desconectados de sua vida pessoal. No seu caso, o abandono que o senhor viveu na infância pode estar na origem de sua recusa pelo modelo familiar judaico-cristão?
Não, eu acredito que o verdadeiro motivo da minha recusa por esse modelo é libertário. Um filho condena os pais a perderem a própria liberdade, pois eles devem tudo à criança: presença, atenção, cuidados, disponibilidade, garantia de um lar estável, etc. Ora, eu gosto demais das crianças para correr o risco de me engajar em uma educação que é, de qualquer maneira, uma empreitada acima das forças humanas!

O número crescente de divórcios, separações dolorosas, violência conjugal e casamentos sucessivos mostra que a possibilidade de realização dentro de uma relação monogâmica é cada vez menor? Ou isso tudo indica justamente que continuamos desejando o mesmo tipo de vida que nossos antepassados?
O problema é que não se imagina - ou muito raramente - o casal fora do casamento, da fidelidade, da monogamia, da coabitação, da procriação. O modelo dominante segue uma lógica consumista: ter, possuir, colecionar, gastar, descartar após o uso. Ele não leva à construção de uma história, mas à justaposição de histórias, que têm uma certa data de validade, e certos fatos funcionam como limites imediatos e definitivos: o adultério, por exemplo. É preciso inventar novas possibilidades de existência, inclusive e sobretudo no que diz respeito ao casal, à vida a dois. Construir para si no campo amoroso, e em todos os outros, uma vida sob medida.

É comum que se associe o prazer à juventude, como se o prazer tivesse uma data de validade: em certa altura da vida, seria preciso renunciar a ele, em nome de uma existência mais regrada, estável, sem percalços, e que geralmente está relacionada a um emprego fixo, casamento, filhos, etc. Como sua filosofia hedonista vê isso?
Desejar o prazer é o que define o ser humano, do ventre materno ao último suspiro. Não há idade para ser hedonista, ou para não deixar de sê-lo. Os prazeres são diversos e múltiplos. Existem prazeres relacionados à idade, é claro: a enologia não diz respeito às crianças de cinco anos, nem a gastronomia, e a velhice tem suas próprias alegrias. Mas, de qualquer maneira, é preciso responder ao prazer não pela recusa, mas por sua realização, qualquer que seja a idade.

O senhor criou a Universidade Popular de Caen em 2002, após demitir-se do sistema de ensino francês. O que o incomoda no ensino tradicional, e que o senhor decidiu fazer diferente em sua universidade?
O que me incomodava? A instituição, a polícia acadêmica, administrativa, a burocracia, o adestramento no lugar da educação, a disciplina no lugar da instrução, a formatação intelectual e ideológica de clones destinados a servir ao mercado, o conteúdo pobre, o corpo docente triste, o desprezo dos alunos, a "militarização" dos estabelecimentos, a sede de poder dos pequenos chefes, etc. A Universidade Popular de Caen é gratuita, sem obrigação de títulos, sem diplomas, sem visar o lucro, ela é livre, organizada em torno do saber existencial, pessoal…