Se a legislação e os órgãos público e privados envolvidos em tudo que diz respeito a veículos nessa republiqueta, pode sem nenhuma dúvida ser definido ou classificado, como uma verdadeira organização a margem ou fora da ética e da moral, afinal mesmo que seja legal é imoral, existentes só para explorar e extorquir de todas as formas os cidadãos, onde um labirinto de normas, leis, códigos, protocolos, burocracias e etc, foram criadas com um único objetivo criar dificuldades e obstáculos em todos os sentidos para todos que são obrigados a fazer uso ou precisa dessa estrutura, e pelo outro lado criou-se uma verdadeira indústria de faturamentos ou estrutura oficial e oficiosa que beira o crime organizado, para vender pseudas facilidades.
Apesar dessa indústria de produzir dinheiro a situação das rodovias na republiqueta bananeira e esgoto chamado Brasil, continua catastrófica afinal foram deixadas definhando para tentar justificar a privatização criminosa e mafiosa, e mesmo depois destas privatizações desenfreada só 8% são consideradas de boa a média qualidade.
A privatização foi feita de forma a beneficiar só as concessionárias, por aí já dá para entender o porque das privatizações, das tarifas extorsivas e a baixa qualidade média das rodovias pedagiadas, e a ganância destas é tão absurda que existem casos em que as concessionária calculava faturar o dobro do que conseguiu faturar por isso devolveu ou abandonou a operação da rodovia, como aconteceu com a BR-040 que liga o Rio a BH uma das rodovias com maior trânsito de veículos do país, não é por acaso que as rodovias pedagiadas estão principalmente nos setores ou trechos mais rentáveis para as empresas concessionárias, que promovem um verdadeiro arrastão ou assalto contra os usuários, com pedágios extorsivos contra quem é obrigado a usar estas rodovias, que invariavelmente são as únicas opções na maioria das regiões onde passam criando assim monopólios do direito de ir e vim previsto na Constituição Federal, mas como sempre desrespeitada, inclusive por quem deveria garantir estes direitos que é o estado, mas é assim que funciona um estado fascista, corporativista em uma nação onde se paga a maior carga tributária do mundo, ou seja, sobre a renda e sobre o consumo, além das tributações em cascata que se paga o mesmo imposto várias vezes.
No paraíso da corrupção e roubalheira o setor que envolve veículos é um dos que mais arrecada e um dos que praticamente nunca se ver apesar de saber com quem fica os recursos arrecadados, mas onde sequer uma fração é gasta na área de transporte jamais se ver.
E o pior, paga quem tem e quem não tem veículo, não é por acaso que aqui temos as piores vias pública do mundo se considerarmos os tributos que se paga em tudo que envolve veículos nessa Republiqueta Bananeira.